O desembarque da
rede foi adiado até que, em 2010, a matriz americana entrou com uma ação na
Justiça e conseguiu uma liminar para que o restaurante Rocket´s, em São Paulo,
fosse proibido de usar a marca, que se assemelhava muito à da rede americana.
A demora teve
impacto nos planos de Souza. Além de vender sanduíches, será necessário agora
reforçar a operação com pratos rápidos e saladas a partir do ano que vem, no
estilo de concorrentes como Outback e Applebee´s, algo que a Johnny Rockets não
oferece na maioria de suas lojas. Souza pode até oferecer costelinha de porco,
famoso prato da concorrência.
Isso porque, ao
contrário de operações menores, com poucos restaurantes (características em
2003), hoje o mercado cresceu, e a concorrência aumentou, principalmente das
grandes redes. Os custos do negócio também aumentaram, e Souza mira o almoço
executivo para compensá-lo.
Ganhar escala
também é necessário para enfrentar custos. Não à toa, a ideia inicial de dez
restaurantes triplicou: serão 30 restaurantes nos próximos seis anos.
Por outro lado,
conta, o atraso teve vantagens: em 2003, a marca era menos conhecida pelos
brasileiros, que passaram a viajar mais para os Estados Unidos nos últimos
anos. Além disso, o caminho para a comida casual parece já estar
pavimentado.
O processo judicial
contra a Rocket´s continua em andamento, e a expectativa é que seja finalizado
até o ano que vem. "Eles estão proibidos de usar a marca até a conclusão
do julgamento. Já nos deram ganhos de causa. Estamos confiantes", conta
Souza.
Caminho
do crescimento
Além das duas lojas
em São Paulo ainda este ano, já está confirmada para o ano que vem uma unidade
no Shopping West Plaza (zona sul da capital), uma loja de rua no Jardim
Paulista (zona sul) e a entrada no Rio de Janeiro.
Mas antes de rumar
para outros Estados, cidades do interior de São Paulo também estão na mira da
rede em 2014. "O Estado cresceu nos últimos anos, mas o interior cresceu
mais", diz Souza. A primeira loja será inaugurada em Sorocaba. Já estão
confirmadas também a unidade do Catarina Fashion Outlet, na Rodovia Castelo
Branco, em Campinas e Bauru.
A partir de 2015, a
rede deve abrir unidades em Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. "Toda a
operação será própria. A partir daí, iremos avaliar qual será a melhor maneira
de crescer, se por meio de franquias ou investimentos via fundos de capital de
risco (venture capital)", conta o empresário.
Adquirida em junho
deste ano pelo fundo de investimento Sun Capital, a rede Johnny Rockets soma
por volta de 300 lojas em 20 países. Recentemente, a rede também desembarcou em
outras economias emergentes, como Índia, Equador e Honduras. "O Brasil,
assim como os Brics, é muito importante para a rede agora", conclui Souza.
Fonte : - iG São Paulo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário