quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Turistas brasileiros são alvo preferido de ladrões na Flórida

Fonte: Brazilian Voice
http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/turistas-brasileiros-sao-alvo-preferido-de-ladroes-na-florida.html
Postado por: Leonardo Ferreira

Nos shoppings centers, as lojas exibem bandeiras com as cores verde e amarela e cartazes com os dizeres “Falamos português” ou “Benvindos”
“Obrigado!” Expressão de agradecimento no idioma português; tornou-se um termo popular em lojas, restaurantes, parques de diversões, cassinos e até agências imobiliárias de Miami e Orlando (FL), onde US$ 1.6 bilhão foi gasto por turistas brasileiros ao longo de 2011. No mesmo período, 600 mil brasileiros visitaram ambas as cidades em busca de sol, praias paradisíacas, diversão e, principalmente, eletrônicos e roupas de grife, que custam muitas vezes mais no Brasil. A presença massiva brasileira também pode ser percebida no mercado imobiliário, onde eles não compram somente um quarto e sala com vista para a famosa Biscayne Bay, mas andares inteiros de arranha-céus. Nos shoppings centers, as lojas exibem bandeiras com as cores verde e amarela e cartazes com os dizeres “Falamos português” ou “Benvindos”.
Entretanto, tantos gastos também parecem ter despertado a atenção de ladrões e quadrilhas que agora focalizam os turistas brasileiros, suas vítimas prediletas. Entre janeiro e abril desse ano, o Consulado do Brasil em Miami registrou 44 ocorrências, ou seja, a cada 3 dias um turista brasileiro é furtado na região. As autoridades consulares brasileiras especulam que o número possa ser muito maior, pois os turistas somente notificam quando os ladrões também roubam documentos de viagem.
Grande parte dos furtos acontece em shopping centers, lojas lotadas, estacionamentos, restaurantes e até em saguões e quartos de hotéis. Repletos de bolsas que ostentam logomarcas de grifes e caixas de eletrônicos, especialmente câmaras e computadores, os turistas brasileiros são facilmente identificáveis. Quase a metade dos brasileiros, 49.7%, que visitam os Estados Unidos tem a Flórida como destino preferido.
Uma família de São Paulo teve o carro arrombado e todos os pertences roubados, incluindo iPad, iPhone e computador, quando o deixaram em um estacionamento de um shopping center para irem à uma loja de brinquedos. O roubo ocorreu durante os 15 minutos que os turistas foram e voltaram da loja, depois de serem avisados por seguranças que o vidro do carro havia sido quebrado. Implacáveis, os ladrões levaram tudo e deixaram para trás somente um computador porque a caixa era grande demais e, provavelmente, levantaria suspeitas.
O administrador de empresas mineiro Marcelo Faria Peito, 49, foi uma das vítimas no ano passado e teve as malas roubadas de dentro do carro em um estacionamento em Miami.
“Paramos num estacionamento e deixamos as malas dentro do carro que tínhamos alugado. Fomos lanchar. Em dez minutos, não havia mais nada dentro do veículo”, disse ao jornal O Tempo, de Belo Horizonte.
“Estava em um grupo e só eu tinha comprado acho que uns dez pares de tênis. Eu fiquei com a roupa do corpo. Um dos meus amigos tinha comprado instrumentos musicais”, diz Marcelo, que procurou a polícia local, mas não teve o caso resolvido. “Pegaram nossos emails, mas não deu em nada. Estou esperando até hoje”.
A lição para o administrador ficou clara após o episódio. “Agora, fico mais atento. Não me preocupa se é primeiro mundo ou terceiro, o negócio é ficar atento para evitar esse tipo de situação que me ocorreu. Fiquei com a impressão de que Miami é mais perigosa do que Orlando. Miami tem gente do mundo inteiro. Orlando é mais tranquila”, avalia.
Muitos turistas brasileiros alugam veículos com vidro escuro na tentativa de que suas compras chamem menos a atenção dos ladrões, mesmo assim inúmeros turistas parecem ser observados ou seguidos até seus carros quando saem das lojas.
Bem no estilo “trombadinha”, também turistas brasileiros que carregam seus objetos de valor em mochilas, já foram vítimas da ação dos ladrões em lojas. Uma turista brasileira, acompanhada pelo filho e sobrinhos, sentiu algo mexer em suas costas e, quando verificou, o bolso de sua mochila estava aberto. Rapidamente, a vítima ligou para as companhias e cancelou os cartões de crédito, mesmo assim os ladrões já haviam gastos US$ 3.500 em outras lojas do shopping center. Muitos turistas especulam que possa até haver a conivência de indivíduos que trabalham no comércio.
Todas as semanas, caravanas lotadas compradores brasileiros chegam aos centros comerciais dos condados de Miami-Dade, Broward e Orlando ansiosos para visitarem as lojas de grife: Prada, Coach, Michael Kors, Versace, Louis Vuitton e Victória’s Secret. Alertas, os ladrões parecem ter aprendido a preferência dos turistas, portanto, uma bolsa com uma logomarca de grife pode se tornar o chamariz perfeito.
Na sua edição de junho de 2012, a revista Florida Trend, que tem como público alvo empresários no estado, o Brasil foi considerado o “cidadão do ano da Flórida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário