quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Brasileiros em Orlando.

Brasileiros em Orlando.

Queria contar para vocês o que tenho visto com frequência em Orlando e não foi só uma vez, isso se repetiu várias vezes em 2013, 2014 e início de 2015.
Como todos sabem Orlando tornou-se o lugar preferido dos brasileiros para férias e compras, mas existem algumas coisas que alguns brasileiros esquecem com bastante frequência quando saem de casa no Brasil e não coloca em sua mala a EDUCAÇÃO, vou dar a minha opinião, antes de viajar faça uma pesquisa você mesmo na internet, não confie em tudo o que você lê em blogs, páginas e grupos, o que você lê é a visão individual de cada pessoa.
Não tenha preguiça a viagem é sua, é claro que toda a ajuda é bem vinda, são seus gostos e suas preferências, e outra coisa existe grupos que a pessoa foi uma vez e se acha o expert em Orlando, precisa ir com frequência para lá e saber tudo o que acontece diariamente, fica perguntando que sabe isso ou aquilo, quem já foi aqui ou lá ou quem já usou esse tipo ou o outro é fácil assim usar a informações dos outros para ficar lá em cima em minha opinião não funciona, como vou falar e explicar uma coisa que nunca vi ou nem sei onde fica direito.
Tente absorver o máximo de informações sobre todos os assuntos, mas também tente saber o que é correto ou não fazer, e leia muito, entre nos sites dos jornais da cidade em sites do governo e saiba o que acontece na cidade de importante quando você estiver por lá, feriados etc.
Mas existem algumas regras básicas que você deve seguir:

1º TIP – Gorjeta é obrigatório pagar de 15% a 20% do valor da conta. Eu presenciei diversos brasileiros em vários restaurantes se fazer de tonto e levantar da mesa e não pagar, o garçom nos USA ganha por hora e complementa seu salário com a gorjeta, é um custo a mais que você tem que calcular em sua viagem se você vai deixar US$ 1.000,00 para alimentação então pode deixar US$ 1.200,00 porque você vai ter que deixar gorjeta em todos os lugares que você vai comer. Existem alguns restaurantes que estão deixando na mesa explicando que temos que dar a gorjeta para quem nos atende. Em minha opinião é uma tremenda sacanagem não pagar e não venha me falar que eu não sabia, mentira vejo nos grupos que as pessoas perguntam sobre tudo inclusive o que TIP, então, por favor, vamos prestar mais atenção na cultura dos outros países e vamos tem no mínimo de educação.

2º FALAR BAIXO – Brasileiro tem mania de ir para as lojas em bando para fazer compras, assim que chega às lojas se espalham, ao invés de ir até a amiga, marido ou filhos fica gritando o nome da pessoa e balançando a peça de roupa que achou, por favor, as lojas não são feiras nem o quintal da sua casa, então ande até a pessoa e mesmo assim fale baixo, ninguém quer saber o que você pensa isso é problema seu.

3º FURAR FILA – Isso é uma grande mania nacional sou brasileiro e quero levar vantagem em tudo, inclusive em filas. Nos Estados Unidos o povo americano não fura fila de ficar e também não gosta que ninguém fique colado fungando no seu pescoço, então não fure fila, espere chegar a sua vez e não fique em cima de ninguém e deixe um espaço de no mínimo meio metro entre você e a pessoa da frente, não importa se a pessoa é americana, brasileira, mexicana, etc. Temos que começar a se portar nos lugares como gente.

4º FILA – Se você esta em uma fila e esperando UMA pessoa porque foi ao banheiro ou comprar algum tipo de alimento sem problema algum, mas existem pessoas que estão na fila guardando lugar para sua família toda, se caso isso acontecer avise as pessoas atrás de você que existe X pessoas que vão vir para a fila, ninguém é obrigado a deixar 5, 6 ou até 10 pessoas passarem na sua frente, todos estão ali para se divertir, ou para pagar algo o bom senso seria ir para o final da fila, mas como sei que isso não vai acontecer nada melhor que a educação e avisar a pessoa atrás de você.

5º Lojas e Mercados – Por favor, se você esta em uma loja e pegou roupas de mais, para com essa mania de jogar em qualquer lugar, leve de volta aonde você encontrou, já cheguei a uma loja as 11h00min da manhã e essa loja estava totalmente bagunçadas por conta das pessoas, não esqueça que tem outras pessoas que vão comprar e tenha calma tem roupa para todo o mundo não vai acabar. No mercado a mesma coisa, se não vai comprar não pegue, pense primeiro depois coloque no carrinho não ache que você está no mercado próximo a sua casa que você faz este tipo de coisa, se você acha que não vai levar o produto pense antes de pegar.

6º Banheiro – Queridos existe algumas pessoas que ainda não sabem que nos USA o papel usado se joga no vaso sanitário, não é no lixo e muito menos no chão, banheiro não é chiqueiro, falo isso principalmente no banheiro feminino, minha esposa sempre reclama. Já existem certos lugares que estão colocando aviso em português para jogar o papel usado no vaso.  Por isso que eu digo vamos nos informar antes de viajar não custa nada.

7º Posto de Combustível - Não é parque de diversões, é apenas um local aonde as pessoas vão para abastecer seus carros, então pare com essa besteira de ficar fazendo festa e filmando você ou alguém abastecendo o carro, o pessoal de lá não gosta disso, por isso que é alto serviço para ser rápido e desta maneira acaba atrasando a vida do pessoal que apenas vai ao posto abastecer seu carro, nem tudo é festa a cidade tem pessoas quem moram e trabalham lá não estão de férias então respeite o próximo, além do mais nem todos estão a fim de ficar esperando a palhaçada dos outros.

8º Imigração – Eu já vi muita gente na fila da imigração com o celular falando ou enviando mensagens, É PROIBIDO O USO DE CELULAR na imigração, nem ligado o aparelho, custa esperar você fazer o que tem para fazer e depois falar, já disse e vou repetir existem regras que temos que cumprir, caso você não esteja acostumado a fazer isso no Brasil nos USA você vai ter que começar a acostumar a cumprir as leis e regras.

9º Transito – Respeite as leis de transito, existem algumas leis básicas, limite de velocidade é para ser respeitado, faixa de pedestre é para parar quando alguém vai atravessar, quando você vê uma placa escrita STOP significa que é para parar, não é porque não tem carro ou pedestre que você não vai parar sim você tem que parar totalmente o carro esperar 3 a 5 segundos e depois sair com o carro novamente. Outra coisa não se costura nas ruas e se da seta para ir de uma faixa para outra. Se você vai entrar a direita geralmente 200 metros antes entre a direita se você vai entrar a esquerda é a mesma coisa agora se você não vai a lugar algum fique no meio e não atrapalhe os outros, não tente fazer um retorno proibido, não tente entrar em um retorno em cima da hora e não saia de uma conversão, faça ela e depois volte para onde você estava, com certeza você fizer coisa errada no transito você será multado ou até mesmo causar um acidente grave.

10º Lixo – Jogue o lixo no lixo, não jogue no chão isso lá é visto como um sinal de falta de educação, pois existe em todos os lugares uma lata de lixo que você pode jogar, não custa nada, inclusive chiclete. Se você fuma nos parque existem lugares específicos para você fazer isso procure no mapa, e no hotel se fuma apenas ao ar livre ninguém gosta de cheiro de cigarro no quarto, muito menos no carro de aluguel é proibido fumar no carro que você alugou.

11º Hino e Bandeira Americana – Caso você não saiba na maioria dos lugares você vai escutar o Hino Americano, por favor, nesta hora cale a boca em sinal de respeito ao americanos o hino é um símbolo muito forte para eles assim como a bandeira, então respeite.

12 º Se você viu que tem alguém esperando uma vaga de estacionamento, não de uma de esperto se ele esta lá primeiro que você então procure outra vaga, ninguém mandou você chegar tarde, acorde mais cedo que você vai encontrar uma vaga fácil e próxima da entrada do shopping ou Outlet, caso contrário espere sua vez ou pague para parar seu carro, existe serviço de Vallet.

Outra dica tente aprender as palavras básicas em inglês, se você esta se programando para viajar comece a estudar existem vários vídeos e sites gratuitos que você pode aprender, vai por mim é tão bom conseguir entender quando alguém fala com você e você responder, é claro que ninguém nasceu sabendo, eu mesmo sabia o inglês da escola, mas corri atrás e resolvi aprender sozinho e não sei tudo, mas você pode ter certeza que compro o que eu quero, vou a qualquer restaurante e como a comida que eu quero, faz tempo que evito ficar no circuito do turismo, fico mais afastado, isso me força a entender mais e a falar mais o inglês, já que onde ando só tem americano e muito pouco turista.
Não é porque você esta pagando a vigem que você pode tudo eu já ouvi muito é bom ele ficar bem quieto eu estou pagando, lá isso não funciona se quer respeito tenha respeito se quiser ser tratado com educação tenha educação isso vem de casa não importa sua nacionalidade, responda a um bom dia, boa tarde ou boa noite, segure uma porta para os outros entrarem ou sair, mostre que você é diferente dos outros, quem sabe se cada um fizer sua parte os outros países parem de enxergar os brasileiros como índios ou gafanhotos podem dizer que não somente esse ano, mas isso vem de anos anteriores eu tenho muita vergonha de ser brasileiro povo completamente sem noção, sem cultura e sem educação infelizmente é assim você que faz tudo correto como eu e tem educação vai continuar pagando pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário